quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curso Truffaut I - Cap 5: Ano França Brasil:Truffaut/Doinel, Duras, Lelouch

Como já dissemos aqui, o curso sobre Truffaut-Doinel é nossa maneira particular de comemorar o Ano da França no Brasil. Enquanto o artista-plástico Francisco D´Oliveira tem nos guiado pelas exposições de arte francesa - como foi o caso da Mostra Fernand Léger na Pinacoteca em maio -, eu tenho me ocupado do cinema. Hoje tivemos uma atividade extra e fomos ao Cinesesc ver alguns filmes de Margueritte Duras, incluindo "Hiroshima, Mon Amour", roteirizado por ela e dirigido por Resnais.

Na programação da noite, constava também "Les Mains Negatives" dirigido e narrado pela própria Duras. A qualidade do link abaixo não é tão boa (muito escura no início) e faltam as legendas. No entanto, se você assistir direto no site do Youtube, poderá clicar em "mais informações" e obter a tradução em inglês.





Durante a exibição de "Les Mains Negatives", lembramos do filme "C´Etait un Rendez-Vous" (o da Ferrari) de Claude Lelouch que foi tema de nosso primeiro evento sobre cinema francês deste ano, em maio.


A banda Snow Patrol usou o filme de Lelouch em seu video-clipe para a música "Open Your Eyes". Veja o resultado direto no Youtube (que não permite sua incorporação a blogs). Mas, se você quiser ver o resultado, basta acessar o seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=H1XUbJEPShE

E já que estamos falando de Lelouch e do antigo caso de amor entre França e Brasil, entre Nouvelle Vague e Bossa Nova, vale a pena conferir o trecho do filme "Um Homem e uma Mulher" com a música de Vinícius e Baden Powell. É bem verdade que o pessoal da Nouvelle Vague tinha muitas restrições ao cinema de Lelouch. Mas parece que, no que concerne à liberdade narrativa e poética das imagens, ele é mesmo genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário